Maria de Fátima Silva

Maria de Fátima Silva, nasceu na Ericeira, Portugal, em 1970.

Licenciada em Design, em 1994 – IADE – Creative University. Entre 1990/93, frequentou Pintura no AR. CO. – Centro de Arte e Comunicação Visual. Desde 1992, tem desenvolvido trabalho de atelier em paralelo com a atividade pedagógica no ensino.

O seu trabalho principal baseia-se nas raízes telúricas e anímicas da história milenar de Portugal, numa demanda através de estudos e pesquisas nos locais arqueológicos e históricos, nos monumentos e museus, e na literatura, história, filosofia, mitologia, mística e espiritualidade. Os seus dois focos principais têm sido locais pré-históricos e a vida de D. Pedro e Inês de Castro.

Num universo iconográfico abrangente de símbolos, emoções e memórias históricas e oníricas, as imagens surgem através da construção e desconstrução dos elementos que estruturam a composição pictórica.

O seu trabalho tem sido exposto em museus, galerias e bienais; Convento da Graça em Torres Vedras, Palácio de Cristal no Porto, Museu Geológico de Lisboa, Museu do Megalitismo em Mora, Museu do Vinho em Alcobaça, Instituto Superior de Gestão em Lisboa, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida de Lisboa,
Carrousel du Louvre, Paris e Exposição Internacional de Arte Contemporânea Madrid, Casa de Cultura de Ericeira, Casa de Cultura de Mafra, Hélder Alfaiate Galeria de Arte, Galeria Artur Bual, Galeria Por Amor à Arte, REM, Bienal de Cerveira.

Imagens dos seus trabalhos podem ser visualizados no seu website: http://www.mariadefatimasilva.pt