
“O Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, é uma Associação sem fins lucrativos, aberta a “todas” as pessoas, de “todas” idades que queiram participar de alguma forma, num projeto Cultural na área das Artes Plásticas, da Literatura, da Música e em Visitas guiadas contribuindo de alguma forma, no ensino ou aprendizagem para a melhoria da condição Humana.
Foi a partir de um Grupo de Amigos de Artur Bual, que se fundou esta Associação, no respeito pela Pessoa deste Artista sempre pronto na generosidade em unir as artes, os amigos a torná-los mais livres com a sua criatividade.”
O Bual deixou-nos em 1999.
Depois de jantar calmamente com amigos e família.
Depois de telefonar a alguns amigos.
Depois de ter pintado um quadro.
E disse, e sentiu que iria partir para outras paragens com a tinta, o pincel, a batuta ajudante dos que o rodeavam de forma generosa e cativante, a serem “Pessoas” porque
“ a Arte exige” na recusa de se parar o sonho e a autenticidade, mas que estaria presente com a sua memória, a sua obra e o seu carinho rebelde de não conformismo.
Depois de ter estado na Galeria que tem atualmente o seu nome, foi levado para o interior da terra, num dia de tempestade, chuva, frio, trovões e relâmpagos entre aplausos sentidos das centenas de amigos que o admiravam.
E foi nesse mesmo dia, que esse grupo de amigos pensou em fundar o Círculo Artur Bual, com esse espírito de gesto largo e espontâneo, do coração para o SER.
A partir daí, nos movimentamos entre as burocracias e as exigências legais. E, pouco a pouco, fomos construindo pontes entre as Artes, as letras a música e os afetos.
A partir daí, após inúmeras reuniões, se foi construindo este ninho circular de liberdade, criativo sem barreiras, sem preconceitos, um Círculo aberto a todos os que se aproximassem, para dar e receber na proporção dos seus desejos.
Pouco a pouco nos transformamos numa associação dedicada a essa arte e letras, expondo em Universidades, Escolas, Juntas, em Bilbao, Paris, Lagoa, Vila Nova de Cerveira, Associações culturais de todo o País e entre outras, com música e poesia, com tertúlias e pinturas ao vivo em cafés e restaurantes, deixamos rastos em Montemor o Novo, Montemor o Velho, Porto outras paragens, sempre com a disposição de incentivar a melhoria e aprendizagem das sensibilidades. Pintamos com milhares de pessoas a maior tela do mundo com a temática da água unindo Povos, raças e credos na vertente da paz e da exaltação do poder da cultura como instrumento de unificação do Homem para a liberdade da realização e do sonho.
Tal como Artur Bual recebia no seu espaço criativo sempre revelando seus segredos de pintor aos que se aproximavam de coração aberto para um caminho mais fecundo de existência.
O Círculo com mais de 10 anos tem nos seus alicerces o grande projeto de continuidade em colaborar com aqueles que se aproximam para dar e receber para o seu crescimento na condição humana sem fronteiras, ou manipulações.
Dos cursos de pintura, desenho, fotografia e tapeçaria dados na sua sede poderão sair o futuro de continuidade de todas as gerações e tendências de correntes estéticas.
Na organização das Feiras de Artes, nas Exposições coletivas e individuais que organiza, na projeção dos mais importante valores de solidariedade para com a melhoria de um mundo mais confortável.
Eis o Circulo Artur Bual aberto á deferência positiva, na memória de Artur Bual, sempre presente no estímulo da positividade mais além.
Muito mais além, onde a compreensão nos torna mais fortes para a realização dessas iniciativas que nos dão a razão de não existirmos em vão.
Eis O Círculo aberto…
Eduardo Nascimento
2012